ECOMOTION PRÓ - 550KM
A dor é temporária, pode durar um minuto, uma hora, um dia ou até um ano... mas em algum momento ela passa e outra sensação toma o seu lugar, mas seu eu desistir a dor fica para sempre...
Aos amigos que sempre nos apóiam....
Após a realização do Ecomotion Pro, gostaríamos de reforçar os agradecimentos ao apoio financeiro e moral da Microcamp Internacional e de todos nossos amigos, esposas, namoradas, que possibilitou nossa participação nesse mundial.
Infelizmente, não atingimos nosso maior objetivo de concluir a prova, o que nos frustrou enormemente. Acredito que esse fato tenha também frustrado as expectativas da Microcamp em relação a nossa participação.
Gostaríamos de deixar claro que a decisão de interromper nossa participação no Posto de Controle 10, cerca de 250 km após a largada, não foi decorrente de falta de coragem, empenho e compromisso à meta da equipe. Ao contrário, nossa decisão se pautou no senso de responsabilidade para preservação da integridade física da equipe. E acredite, foi com muito pesar que fizemos prevalecer esse senso de responsabilidade.
Por razões difíceis de explicar e entender, mas inerentes ao esporte e à biologia humana, a despeito da cuidadosa preparação física e psíquica de todos os integrantes anteriormente à competição, a equipe não se comportou de forma homogênea diante dos desafios físicos que se apresentaram.
Ao chegarmos ao PC 10, (após 45 km de trekking, 80 km de remo contra corrente e contra o vento e 120 km de bicicleta em terreno arenoso e a 43º graus em alguns momentos e já com 70 horas de privação de sono), concluímos que a condição física de um dos membros da equipe era incompatível com os desafios que se apresentariam na seqüência, já que iniciaríamos um trecho de trekking de cerca de 30 km, com forte e longa subida, sob forte calor, com difícil navegação e difícil resgate.
Acredito que, ao contrário do que se possa imaginar, nossa decisão requereu grande dose de coragem e responsabilidade. Coragem para fazer prevalecer o senso de responsabilidade perante a vida. Para isso, tivemos que, muito dolorosamente, abrir mão das metas traçadas para a competição.
Fica, portanto, a certeza de termos tomado à decisão correta.
Ficam também, em nossos corpos e almas, as marcas desta experiência fenomenal, as memórias de um Brasil diferente, de paisagens secas e exuberantes, mas acima de tudo, de um povo muito, muito sofrido, mas de uma dignidade e generosidade imensas e tocantes. Aprendemos muito e creio que mostramos um pouco da Microcamp por lá.
Obrigado à Microcamp e a todos por ter contribuído decisivamente para essa nossa experiência.
Saudações cordiais,
Equipe Microcamp Internacional de Corrida de Aventura.